Leia o post ou assista ao vídeo a seguir:

Pintura e Bem-estar

Você se preocupa com seu bem-estar mental ou apenas físico? É comum a gente respeitar nossos limites físicos e sempre cuidarmos de nossa saúde corporal. Assim que percebemos algo errado, já estamos buscando saber o que é para erradicar o quanto antes.

Mas e a saúde mental? Você sabe dizer não, quando necessário, estabelecer limites e tirar um tempo para cuidar de você? Na correria do dia a dia, às vezes acabamos deixando de lado esse fator importante para ter uma saúde realmente completa com o equilíbrio de mente e corpo. Afinal, se tem algo errado com nosso lado emocional, isso também pode afetar nosso lado físico.

Não dê atenção a saúde mental somente quando perceber que algo não vai bem

Para prevenir transtornos relacionados à mente, inclua pequenos hábitos na sua rotina para aprender a identificar melhor suas emoções e ter controle sobre pensamentos. Uma das formas mais comuns de fazer isso é manter um diário ou uma espécie de agenda para ir mapeando seus altos e baixos, além de localizar quais fatos levam a determinadas emoções. A meditação também é uma forma de se conectar a si mesmo e se conhecer melhor.

Mas além do autoconhecimento, é importante que nós consigamos expressar essas emoções e pensamentos e externá-los, para que não fiquemos presos a eles de maneira não saudável. E para isso são recomendadas atividades criativas, muitas envolvendo todas as formas de arte como: dança, música, pintura, escultura, teatro, entre outras.

Assim é possível se comunicar e se expressar tudo o que não pode ser descrito por palavras, principalmente nossos sentimentos mais complexos e profundos, através de uma atividade prazerosa e divertida. 

Existem até estudos que dizem que atividades criativas assim podem aliviar o estresse e a ansiedade e até ajudam na luta contra a depressão.

A arte tem esse efeito, porque sem mesmo perceber, a pessoa coloca para fora tudo o que quer e precisa revelar: traços de seus interesses, personalidade, sua vivência pessoal e tudo o que incomoda e faz mal.

Além disso, a arte pode ajudar na autoestima, depois que a pessoa vê o resultado da obra que construiu. Jogando fora a falta de autoconfiança e estando melhor preparado para topar novos desafios.

Arte e consciência plena

Além de se expressar, a arte possui outra característica muito importante para um momento de relaxamento profundo: o mindfulness.

O Mindfulness é a consciência plena, ou seja, estar totalmente presente no momento em que se vive, sem distrações e prestando atenção em cada detalhe, externo e interno.

Quando fazemos uma atividade criativa, logo mudamos nosso foco, esquecendo os problemas e focalizando nossa obra, notando como estamos nos sentindo e nos portanto diante da vida e suas adversidades.

E assim arte pode ainda ser algo libertador, que transporta para um outro mundo e estimula uma vida cada vez mais criativa, olhando tudo por uma nova perspectiva.

Arte em todo lugar

É por isso que esses trabalhos criativos são tão importantes e fazem parte da nossa vida.

E não é só quando nós ‘fazemos arte’, ela está presente em museus, galerias, cinemas e shows. Apreciar a arte alheia também nos leva à satisfação e ao relaxamento.

E você, tem uma forma de arte preferida para se expressar e desestressar? Conta pra gente! 


1 comentário

Dicas para fazer sua confraternização remota - Vinho Tinta · agosto 26, 2021 às 2:34 pm

[…] Tudo isso deixa o momento mais leve e diferenciado e no caso da pintura pode até ser terapêutico. […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *